Bombeiros fazem resgate de jovem que sofreu traumatismo cranioencefálico após cair em trilha em Florianópolis.

Bombeiros fazem resgate de jovem que sofreu traumatismo cranioencefálico após cair em trilha em Florianópolis. Foto/ Bombeiros – Divulgação

 

Um jovem de 23 anos caiu e bateu a cabeça em uma trilha entre o saco grande e o monte verde, na tarde desta Segunda-feira (20), em Florianópolis.

A vítima estava acompanhada de sua namorada que teve que sair correndo para chamar pelo socorro após a queda.

A equipe do Helicóptero Arcanjo não conseguiu pousar devido a mata fechada, por isso tiveram que caminhar por cerca de dez minutos até a vítima, “Ao chegarmos no local ele respondia, estava consciente, mas desorientado”, explica Machado. “Ele bateu a cabeça, estava com um hematoma no olho, além de escoriações pelo corpo”, relata.

Os bombeiros, fizeram os primeiros socorros e o levaram até ao heliponto na Beira-Mar Norte para o encaminhar até o hospital Celso Ramos.

Cuidado com as trilhas

Esse tipo de acidente infelizmente é comum nas trilhas de Florianópolis, já que a mata costuma ser fechada e há muitos obstáculos pelo caminho, como pedras, raízes de arvores, folhas, buracos e até animais.

Alguns cuidados devem ser tomados pelo “aventureiro” para que se tenha uma experiência tranquila e saudável, vou citar 5 fatores que devem ser lavado em consideração.

1 – Ter planejamento – É essencial se preparar antes de iniciar a trilha, fazer pesquisas sobre o local, ver o grau de dificuldade, procurar saber como poderá pedir ajuda, caso algo venha acontecer; saber onde ela começa e termina, quanto tempo de duração, saber se há animais na mata e tudo que for relevante para ter conhecimento amplo sobre o local.

2 – Cuidar da alimentação – Você precisa estar com a energia em alta e se preparar para a caminhada, se possível leve frutas, elas são perfeitas para repor energia e fazem digestão mais rápido, deixando você mais confortável.

3 – Andar sempre acompanhado – Nunca saia para uma trilha sozinho, é extremamente perigoso, caso algo inesperado aconteça você não terá ninguém por perto para te socorrer.

4 – Levar lanterna e apito – Caso você esteja voltando e anoiteça, uma lanterna será muito útil, não use a lanterna do celular, a bateria do celular tende a acabar mais rápido; já o apito também poderá ajuda-lo caso alguém se perca pelo caminho.

5 – Usar calçados apropriados – Pelo caminho há muitos obstáculos e o uso de calçados apropriados pode salvar a sua vida, se atente em cada passo e não de bobeira, não acredite nas pedras ou madeiras que estão pelo caminho.

Veja Também

Sobre o Autor

Um Comentário

Deixe um Comentário