Professor da UFSC cria protótipo de ventilador pulmonar

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vai realizar ensaios com o protótipo de ventilador pulmonar alternativo desenvolvido pelo professor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O protótipo foi levado nesta quarta-feira, (8), para a instituição de saúde da capital gaúcha por Saulo, que o está preparando para a realização dos testes. “Estou em uma correria para calibrar o equipamento, terminar tudo e levá-lo para os ensaios”, contou o professor. Os ensaios serão realizados em bancadas especializadas.

Popularmente conhecido por Clínicas, o HCPA é uma instituição pública e universitária ligada ao Ministério da Educação (MEC) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Inaugurado em 1970, integra a rede de hospitais universitários do MEC. Hoje oferece mais de 800 leitos e conta com cerca de 6,1 mil funcionários.

“A ideia não foi utilizar a vazão do gás injetado como parâmetro, mas ter essa vazão a partir de uma válvula bastante comum, o bico de injeção de GNV automotivo”, explica.

Os ventiladores pulmonares tradicionais “têm vazões baixas e pulsantes, e isso até justifica o valor elevado que possuem no mercado”, compara o professor.

“Na questão de testes, vou me expor mais; de qualquer maneira, temos de fazer isso”, admite ele, que tem familiares nos chamados “grupos de risco” da doença.

A manufatura do protótipo foi realizada no mês de março na casa do docente, com ajuda do filho Eduardo Larsen Güths, aluno de Engenharia Mecânica da UFSC.

“Busquei algumas coisas do laboratório e montei uma ‘oficininha’ em casa. Fui desenvolvendo aqui mesmo por questão de isolamento”, explica.

Saulo contou ainda com a ajuda do professor do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Marcelo Vandresen, que passou algumas dicas e um sensor, e de Carlos Moura, dono de uma oficina mecânica que repassou um bico injetor.

Assista a explicação do professor Larsen Güths

Fonte: Notícias UFSC

 

>> Ultimas Notícias 

Veja Também

Sobre o Autor

Deixe um Comentário